Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

    Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

    Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

  • Boas Festas

    Quinta, 22 Dezembro 2011 10:50
  • VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

    Terça, 30 Agosto 2011 13:30
  • Eu votava nele Smile

    Quinta, 04 Agosto 2011 09:25
  • Substituição de Rolamentos - Montar

    Quinta, 07 Julho 2011 13:03
  • Passeio na Pasteleira Smile

    Terça, 05 Julho 2011 22:37

20

Set

2008

Summer Season - Montagem - 1ª Parte Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bravellir   
AddThis Social Bookmark Button

 


Comecei finalmente a montar a Summer Season. A primeira etapa foi desmontar completamente a Kona Blast.

Alguns dos componentes vão ser usados na Summer Season. Uns temporariamente, outros em definitivo e outros ainda, até se romperem como é o caso da transmissão.

 

As rodas e outras pequenas coisas ainda não chegaram, mas não consigo resistir a começar a montagem.

Terminada a desmontagem da Kona e arrumados os componentes que não vão ser usados, está na hora de colocar o quadro da Summer Season no suporte.

 

 

Começo pela aplicação do autocolante no tubo inferior. Uma operação simples e que protege substancialmente o quadro de pedras que saltam da roda da frente.

Limpei a zona do quadro a aplicar com álcool isopropílico, pode ser usado álcool normal, e cuidadosamente apliquei o autocolante da 3M.

Como tinha bastante, acabei por colocar um pouco mais a proteger a caixa da pedaleira e guardei um pouco para proteger as zonas onde as bichas irão roçar no quadro.

 

 

 

 

 

De seguida é necessário instalar a caixa de direcção. A minha grande dúvida e receio. Será que a ferramenta caseira vai funcionar??

 

Estive a ler o excelente tutorial do Jepas no Forumbtt.net porque toda a ajuda é necessária e ainda bem que o fiz. Ele menciona que para diminuir o risco da caixa entrar torta se deve colocar um dos copos de cada vez.

 

Foi o que fiz. Ainda assim quer num caso quer noutro não acertei á primeira. Conforme fui apertando as porcas, o copo tem tendência a entrar primeiro de um dos lados. Tem de se tirar fora  antes que fique preso ou empenado e voltar a tentar.

 

Acertei á segunda em ambos os casos.


Mais tarde, ao analisar como a ferramenta funcionou, cheguei á conclusão que o facto do varão roscado não ficar centrado dentro da testa do quadro contribui para a dificuldade em manter o copo direito. Acho que basta arranjar dois pedaços de cortiça furados no centro, duas rolhas de garrafão por exemplo, que entrem certos dentro da testa do quadro. Se passar o varão pelo centro destes "espaçadores" isso deve manter a ferramenta centrada e assim facilitar a entrada dos copos.

Quando voltar a montar uma caixa experimento.

 

 

Passada esta fase mais complicada, o resto correu bem e sem percalços. Suspensão, avanço, guiador e punhos. Depois pedaleira, desviadores e manipulos , cabos e bichas e finalmente os travões.

 

Sobre a cablagem. Neste quadro, reflexo da sua identidade Britânica, as bichas são integrais. Excelente ideia na minha opinião. Utilizei umas borrachas da Decatlhon nas zonas onde as bichas roçam o quadro e no caso do travão, um pouco de película da 3M. Alguma sorte também no comprimento das bichas dos travões. Deram perfeitamente. Laughing

 

Estava a montar os manípulos das mudanças e dos travões e estava a olhar para o efeito geral e a coisa estava muito "cheia". E ainda faltava pelo menos o poplock da suspensão e o conta voltinhas.

Lembrei-me de um tópico do Forumbtt.Net e toca a andar. Removi os mostradores dos manípulos LX e ficou o guiador muito mais limpo e arrumado. Afinal.. não uso os mostradores para nada. Os X0 da Canyon não tem mostradores e nunca dei pela falta deles Wink

 

 

Instalei as rodas antigas da Kona apenas para testar e fui dar uma micro volta. Micro volta, porque como a On One ainda não enviou o aperto de espigão que se esqueceram de mandar com o quadro, Yell não tenho qualquer possibilidade de montar um espigão e selim. Fiz apenas umas centenas de metros aqui pelas ruas.

 

 

 

arrow_rightPrimeiras sensações

 

A Bike é pequena. Acho que não é demasiado pequena. Apenas um pouco pequena para quem como eu está habituado a "sedans". Esta parece um coupé Laughing. Talvez até nem seja pequena em termos de tamanho. Só quando me sentar num selim é que vou ter a certeza. Ela é pequena no que diz respeito a comportamento.

 

 

É rápida. Muito rápida a acelerar embora não seja muito rígida no triângulo traseiro. É muito ágil debaixo do meu corpo. Em pé o tubo superior fica ao nível dos meus joelhos, pelo que a atiro de lado para lado com alguma facilidade. O eixo pedaleiro também fica um pouco alto, mas, acho que o meu maior temor não se verifica. A frente não está alta demais.

 

 

O ângulo aberto mais que compensa os 140mm da Revelation e torna a bike apesar de ágil, bastante estável e "escorregadia" para a frente. Vai descer muitooooo bem. Surprised

 

E subir? Estou impaciente para ter o resto dos componentes e poder trepar uma rampa para ver como será..

Resumindo.. do pouco que deu para ver ( ainda nem sequer tem as rodas novas) a bike vai ter definitivamente um carácter divertido. Muito divertido Laughing .

 

 

 

 

 

Uma nota.

Ainda sobre a origem Britânica. Vê-se perfeitamente que o quadro foi pensado para um uso onde a lama é um factor importante. Apesar de lhe montar um pneu 2.25 atrás, o espaço entre as escoras é enorme. Pensado para que a lama não se acumule nessa zona. Mas para o conseguir, o espaço entre as escoras e os pratos da pedaleira é mínimo.

Como o quadro flecte, deu para nestes primeiros metros de pedaladas perceber que o prato do meio roçou na escora. Não tenho ainda a certeza de que o arranhão apareceu assim, mas entretanto vou proteger bem a escora nesse sítio, e espero que não crie problemas nessa zona.

 

Agora é esperar pelas rodas. Devem chegar 2ª Feira. Laughing Mas o aperto nem vê-lo. O serviço da On One está a deixar-me desiludido. Primeiro esquecem-se de mandar o aperto ( que já está pago ), depois dizem que o enviam e nada... E depois ainda tem a coragem de dizer que demora 15 dias. 15 dias para corrigir um erro ?? Parece que eles não querem saber. Depois da venda feita estão pouco interessados com o cliente. Uma pena.

À custa disto, mandei vir um aperto Salsa de uma loja alemã. Aproveitei e mandei vir mais umas coisas douradas Embarassed e uma prendinha também para a Canyon que é para ela não se sentir "abandonada" hehe.

 

 

Boas pedaladas,

 

Bravellir

 

 

 

 

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3
O seu nome:
Título:
Comentário:
  A palavra para verificação. Apenas caracteres minúsculos e sem espaços.
Verificação: