Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

    Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

    Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

  • Boas Festas

    Quinta, 22 Dezembro 2011 10:50
  • VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

    Terça, 30 Agosto 2011 13:30
  • Eu votava nele Smile

    Quinta, 04 Agosto 2011 09:25
  • Substituição de Rolamentos - Montar

    Quinta, 07 Julho 2011 13:03
  • Passeio na Pasteleira Smile

    Terça, 05 Julho 2011 22:37

Dom

09

Nov

2008

Na terra do Outono Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bravellir   
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Na terra do Outono

 

Clique para Ampliar

 

Mais do que uma aventura de BTT este relato é muito muito mais sobre um fim de semana de overdose para os sentidos.
Como a imagem de uma televisão mal afinada, as sensações foram tão fortes que enquanto as recordo é como se estivessem sobrecarregadas de cores, de cheiros e de sabores.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Faz exactamente agora um ano, graças ao Forumbtt tive a oportunidade de me poder viciar na Lousã.
Estava a "precisar" de um fim-de-semana daqueles que deixam marcas e há uns dias, enquanto recordava bons momentos, de repente bateu com uma força tremenda a necessidade de lá voltar.

 

Uns dias e duas ou três chamadas depois estava a carregar o carro e a torcer para que o tempo se aguente. Passei pela casa do Zé, que consegui convencer a levar mais um empeno ( hehe ) e não tarda nada estávamos na auto-estrada.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Depois de termos feito o check-in na Casa de Eira fomos passear até ao Castelo. Era hora do almoço, e assim meio a medo, fomos ao restaurante Burgo, ver se tínhamos sorte mesmo sem mesa marcada. As coisas correram bem e enquanto esperamos por mesa, fomos dar uma volta pelas capelas e trilhos pedestres que se escondem por detrás do Castelo. Cantos e recantos cheios de surpresas e paisagens marcantes.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Alguns desses trilhos pedestres serviram para irmos treinando para o que nos esperava no dia seguinte Tongue out

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

O almoço foi 6 estrelas. Dentro do melhor que já experimentei. Acolhimento e simpatia a rodos. Ambiente pequeno e acolhedor. Lareira acesa.

Entradas de fazer lamber os dedos. Um cozido na broa que se revelou fantástico acompanhado de um vinho da casa óptimo. No fim, uma travessa de sobremesas que segundo a restante companhia ( eu não posso entrar no açúcar ) estava de chorar por mais.

E para terminar, uma conta que não esteve á altura do resto da experiencia de tão diminuta que foi. Altamente recomendável.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

 

A tarde foi dedicada a passear pelas aldeias de xisto. Tivemos oportunidade de presenciar a parte final de uma matança do Porco em Candal, e tivemos o privilégio de uma rara visão, um veado e dois bambis que desciam a encosta da serra.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Terminamos a tarde já na Lousã na feira do Mel e da Castanha. Compramos umas castanhas e fomos para a Casa da Eira preparar o serão. Um churrasco terminado com umas castanhas assadas regadas com um "azeite" especial de Setúbal, cortesia do grande Phalhas e Anabela.


Foi uma noite a lembrar a grande animação que foi o serão de á um ano com os Borliu's Laughing Até houve lanterna para o assador de serviço e tudo. Só não se discutiu o amigo do Meia-Bola. SMILEYS_ROTFL

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Domingo de manhã o tempo estava excelente. Frio ( o óleo para a bike congelou Surprised ) mas o céu estava bastante limpo e o sol a brilhar. Mal o Neo chegou, tirámos a foto da praxe e pedalamos na direcção da Lousã.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Fizemos a subida inicial com calma e alguma facilidade. Fomos parando para umas fotos nos miradouros e fizemos a primeira paragem na Aldeia de Candal. A 1º Aldeia de Xisto do percurso.
Se ontem era dia de matança do porco, hoje, era dia de cantar o malhão para os turistas. Uma musiquinha sabe sempre bem, não é Neo? SMILEYS_PALHACO


Um pouco mais acima, deixamos finalmente o alcatrão e entramos nos singles que unem as várias aldeias. O chão estava bastante molhado e escorregadio. As silvas mais compridas  Cry e em alguns sítios, a dificuldade técnica é alta. Só mesmo á unha.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Mas vale a pena... outros bocados são encantados. Metros que valem por quilómetros. Paisagens grandiosas. E as cores... os amarelos e os vermelhos, os dourados e os castanhos. Este ano com apenas três bttistas nos trilhos deu para apreciar uns metros e uns momentos de solidão completa.

Olha-se para trás e não está ninguém. Só nós e a Serra. Os pássaros cantam, a água murmura aos nossos pés... São apenas instantes até que um dos meus dois companheiros surja na curva, mas são intensos e saboreio-os como fazia com os caramelos espanhóis quando era miúdo. Faço cada segundo durar minutos.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Mas a próxima aldeia está já ali e rapidamente estamos no Fim-do-Mundo para as fotografias da praxe. Aqui um morador da raça felina aproxima-se de mim com extrema confiança e delicia-me com uma demonstração de desavergonhada pedinchice. Um gato comum nunca faria isto com um estranho mas suspeito que este é artista a sacar guloseimas aos turistas... Qualquer dia arranja um sino Smile

 

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Apanhamos a curta subida por estradão e no cruzamento topamos com uns carros perdidos á procura do Talasnal. Indicamos o caminho e arrancamos na vertiginosa descida pelo estradão.

Tinha ficado para trás para fechar o corta-vento por isso a meio pude apreciar uma coisa rara, ultrapassar um carro pela direita muitoooo depressa Mr. Green. Tornei a quase me despistar na mesma curva do ano passado e voltei a entrar no pátio do Talasnal com a roda de trás a derrapar na gravilha. Estamos os três de olhos a brilhar. Mr. Green


Depois de mais um reforço ( e do meu copito de licor de bolota EmbarassedEmbarassed ) e de umas palavras com quem por lá andava, deixamos o Aldeia e tomamos o single em direcção ao estradão que sobe para o Terreiro das Bruxas.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

No ano passado, a coisa não me correu bem neste sitio e tive alguma dificuldade em o fazer, mas este ano, já mais avisado, fui com calma no inicio e conseguimos subir o estradão sem grandes dificuldades.

No terreiro das Bruxas encontramos os inevitáveis magustos e os picnics, e o Neo conseguiu deitar abaixo mais um corrimão de madeira hahaha. Ninguém o pára. Mr. Green


Começamos a descer á procura do inicio do trilho da amazónia. Estava tão molhado, escorregadio, perigoso e divertido como eu me lembrava. Mas como o "transito" era menor, estava muito mais dado a exageros .Tongue out


Caímos os três.. O Neo SMILEYS_PALHACO ganha o prémio do mais artístico, eu SMILEYS_PALHACO ganho o prémio do mais infantil, e o do Zé SMILEYS_PALHACO ganha o prémio do pé trocado, Os três estarolas SMILEYS_ROTFLSMILEYS_ROTFLSMILEYS_ROTFL

Até há vídeos e tudo, mas estou inibido de os mostrar devido a ameaças á minha integridade física Mr. GreenMr. Green

 

Foi com pena que saímos da Amazónia e aceleramos pela encosta abaixo. Voltei a apanhar uns sustos com os carros que sobem e voltei a bater o meu recorde de velocidade em terra. SMILEYS_CHONEH Mr. Green

 

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

 

Foi um instante da Lousã até á Casa de Eira onde nos esperava um belo almoço de massa e almôndegas.
Depois do banho e das energias repostas, ainda deu tempo para darmos uma voltinha "á civil" junto ao rio, antes de voltarmos as costas ao verdadeiro Outono em direcção ao Inverno do Norte.


Memorável... ainda melhor que o ano passado. Acho que já é uma tradição. O fim da época. O celebrar o Outono e dar oficialmente entrada no Inverno. E que lugar melhor do que a Serra da Lousã, na terra do Outono onde as cores são mais intensas e os corações são mais alegres.

 

Bravellir

 

Aqui fica o video do Neo Laughing

 

http://www.youtube.com/watch?v=Rq5VIOxibJ4

 

Pena é faltar a parte "interessante" e artistica SMILEYS_PALHACO

 

 

Untitled Document GalleryEmbed::init failed, here is the error message: Error (ERROR_STORAGE_FAILURE)

  • in modules/core/classes/GalleryStorage.class at line 239 (GalleryCoreApi::error)
  • in modules/core/classes/GalleryStorage.class at line 469 (GalleryStorage::_getConnection)
  • in modules/core/classes/Gallery.class at line 202 (GalleryStorage::search)
  • in modules/core/classes/helpers/GalleryPluginHelper_simple.class at line 317 (Gallery::search)
  • in modules/core/classes/helpers/GalleryPluginHelper_simple.class at line 222 (GalleryPluginHelper_simple::_fetchAllParameters)
  • in modules/core/classes/GalleryCoreApi.class at line 302 (GalleryPluginHelper_simple::getParameter)
  • in modules/core/classes/GalleryUrlGenerator.class at line 383 (GalleryCoreApi::getPluginParameter)
  • in init.inc at line 112 (GalleryUrlGenerator::init)
  • in modules/core/classes/GalleryEmbed.class at line 99
  • in mediaBlock.php at line 28 (GalleryEmbed::init)
  • in mediaBlock.php at line 1062
  • in mediaBlock.php at line 1139

 

 

 
Comentários (8)
espectáculo
1 Terça, 11 Novembro 2008 15:14
coelhone
Boas Brave.
Sou um acompanhante assíduo da tua página e tenho me abastido nos comentários, mas desta vez não dá.
Que espectaculo de cenário, para mim esta época do ano é a mais fixe devido ás cores das folhagens. Ainda no domingo na volta que dava com um amigo meu ia-lhe a dar na cabeça que tinhamos de ir á Lousã nas próximas semanas. Vou-lhe mostrar o vosso relato que ele vai cair que nem um tordo...ehehe
...e já agora parabéns pelo teu ultimo "ferrinho", que estética e simplicidade
Fica bem
Abraço
Tens mesmo de ir..
2 Terça, 11 Novembro 2008 19:57
Bravellir
oi coelhone,

Muito obrigado pelos teus comentários SMILEYS_YEAH SMILEYS_YEAH

Vê lá se convences esse teu amigo.. vale mesmo a pena SMILEYS_CLAP

Abraço
Lousã
3 Terça, 11 Novembro 2008 21:58
José Alberto
Mais um fim de semana em "família" SMILEYS_YEAH

Melhor do que isto só mesmo a noite de Natal em familia Mr. Green

Mostro este relato a toda a gente, pois sinto-me orgulhoso de ter participado no mesmo.

Um abraço Maurício por mim podes pensar no próximo.

SMILEYS_YEAH
Espectacular
4 Terça, 11 Novembro 2008 22:56
ASantos
Estive a ler o relato do passeio e a ver as fotos e só vos digo uma coisa tá 5* , paisagens deslunrantes dá mesmo vontade de ir lá. Quando é a proxima ida lá ? Eu gostava de participar também.

Abraço
ASantos
Arrependimento
5 Quarta, 12 Novembro 2008 01:00
Silvio Barbosa
Depois de ter tido a honra de ser convidado Sad
Por varios motivos não me foi possivel ir acompanhar-vos mas da proxima não se livram de mim Smile

Grande abraço e parabens a todos
abraço aos amigos
6 Segunda, 17 Novembro 2008 20:14
debil
Com pena por um lado mas satisfeito pelos meus amigos se terem divertido muito neste passeio.
Continuem sempre assim com alegria e entusiasmo.

Grande abraço a todos.
Parabéns!
7 Quinta, 27 Novembro 2008 14:45
Frederico Nunes
Oi!
Relato lindissimo de uma zona que anseio conhecer...

Tomei a liberdade de juntar o link do teu site ao meu pequeno blog...
Podes vê-lo aqui: http://limpaneves.spaces.live.com/

Abraços e muitas pedaladas!
Fred.Nunes
Há dias assim....
8 Quarta, 07 Janeiro 2009 09:35
José Carlos
Mais um relato de fazer crescer água na boca...

Ainda não tinha dito nada, mas hoje tirei o dia (ok, a manhã...) para comentar os teus artigos. Mais vale tarde do que nunca Smile

Tenho pena de não conseguir ver o resto das fotos aqui no trabalho
(sites bloqueados... Evil or Very Mad ) mas do que vi e li, não é preciso.
Dá para ver como foi.

Não vou dizer que tenho inveja porque esse é um sentimento feio,
mas é uma sensação estranha de felicidade por vós e amargura por não andar a fazer nada disso como em tempos fiz.

Melhores dias virão, dirás tu... talvez!
Acho que as 12 passas que embuchei na passagem de ano correspondentes cada uma a um "objectivo" para 2009, só serviram mesmo para aumentar o numero na balança, mas tudo bem.

Mais uma vez obrigado por partilhares este teu espaço.

Grande abraço!N

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3
O seu nome:
Título:
Comentário:
  A palavra para verificação. Apenas caracteres minúsculos e sem espaços.
Verificação: