Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

    Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

    Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

  • Boas Festas

    Quinta, 22 Dezembro 2011 10:50
  • VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

    Terça, 30 Agosto 2011 13:30
  • Eu votava nele Smile

    Quinta, 04 Agosto 2011 09:25
  • Substituição de Rolamentos - Montar

    Quinta, 07 Julho 2011 13:03
  • Passeio na Pasteleira Smile

    Terça, 05 Julho 2011 22:37

28

Fev

2009

Fora do Tempo Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bravellir   
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Clique para Ampliar

 

Há já muitos domingos que debaixo de chuva ou perdido nessa luz mortiça de Inverno que sonho acordado com o regresso do sol e com as aventuras, sonhadas e sempre adiadas.


Chafurdar na lama é sempre muito divertido. Fazer da resistência ao frio e à água um objectivo em si, também é recompensador. Mas como diz um amigo, "que saudades de chegar ao alto de um monte e poder olhar para além dos cumes vizinhos."


Finalmente. Depois de semanas e mais semanas de um tempo encoberto, tristonho e chuvoso, esta semana foi uma explosão de energia. Sol a rodos. Luz que nunca mais acabava.

 

 

Resisti e bem à tentação de arrancar imediatamente para a "voltinha" que me tem preenchido os sonhos acordados. Ainda provoquei falsos alarmes em alguns companheiros, mas a súbita consciência de que me devia pôr antes à prova foi a razão pela qual, essa 1º "voltinha" do ano ficou suspensa mais uns tempos.


Como já estava planeado este fim-de-semana em Vila Praia de Âncora, numa decisão de último minuto, decidi dar uma saltada até à Serra da Arga.
As previsões do tempo davam chuva para Domingo Yell e por isso marquei a saída para sábado.

 

Clique para Ampliar


A escolha do percurso foi acidental. Desenhei ainda no ano passado um percurso usando apenas o Google e o conhecimento intuitivo do terreno, que vêm com o hábito de percorrer os trilhos de uma determinada zona.
É quase o oposto do tipo de volta que mais prefiro. Contorna o Vale do Rio Âncora, a meia encosta e é um sobe e desce constante. Já por duas vezes que o iniciei mas ainda não o conclui. Uma vez por uma indisposição a outra porque a meio mudei de ideias e escolhi outro destino.

 

Clique para Ampliar

 

Desta vez inão iria ser diferente. Ainda enquanto recordava em casa o traçado, no ponto onde ele passa em Predulho, lembrei-me de súbito de uma subida à Pedra Alçada e fiquei com ganas de a voltar a fazer. Sabia que era uma ascensão tecnicamente exigente, mas pareceu-me que era um bom teste e ao mesmo tempo uma boa desculpa para as sessões de pedestrianismo que a má forma física prometia.


Também reparei que essa saída anterior tinha sido a 29 de Fevereiro de 2007, quase exactamente dois anos antes. Só não imaginava era quantas vezes ainda me iria lembrar desta curiosidade.


Pelas 9 horas, prontos e mais que prontos arrancamos debaixo de uma neblina de mau agouro mas que pensei que iria ser afastada pelo Sol.

 

Clique para Ampliar

 

Após os 1ºs kms de asfalto para aquecer seguimos por entre as casas da Aldeias de Vile, Ponte e Riba de Âncora para entrar no primeiro single do dia. Já o tinha percorrido numa das tentativas anteriores mas sem o aproveitar ao máximo por causa da uma árvore caída a meio.
Entrei no single já com pena de ter de parar por causa da dita mas quando ia a chegar ao ponto mais alto, cruzamo-nos com um homem a pé a quem perguntei se a árvore ainda lá estava. Para minha surpresa e deleite, respondeu-me com toda a convicção que não. Acelerei por lá abaixo Laughing

 

Clique para Ampliar


A seguir a Riba de Âncora, e já em terreno desconhecido, apanhamos mais um pequeno pedaço de single, quase completamente reclamado pelas águas para formar um ribeiro, mas ainda ciclável.


Ultrapassamos a A28 e prosseguimos para oeste na direcção da Serra da Arga. Entramos no meio do eucaliptal no que seria a primeira rampa do dia. A marcação pelo Google fez com que me perdesse e tivesse de andar a pé à procura do trilho, mas lá o encontrámos e fizemo-nos ao "bicho" Surprised.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Meia dúzia de metros e estava a pé. A desculpa foi que naquela pedra húmida e musgosa o pneu não tinha tracção, mas a verdade é que mesmo que tivesse... Sealed
Mas acabamos por a fazer quase toda a pedalar. Apenas numa secção mais escavada e noutra mais íngreme é que não tivemos "tracção" Smile


Seguimos uma pequena secção plana pela crista da elevação, apenas para "cair" quase imediatamente por uma curta mas rapidíssima descida que nos levou quase toda a altitude conquistada na subida anterior. Yell

 

 

Clique para Ampliar

 

 

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

 

Clique para Ampliar

 

Cá em baixo, o trilho marcado e o outro feito à dois anos cruzavam-se. Mas ainda não era altura de parar o reconhecimento. Eu estava a ver as curvas de nível no GPS. Olhei para o trilho e vi que ia subir, mas mesmo assim... SMILEYS_CADEIRADA , mais 100 metros de hike a bike SMILEYS_CHONEH .

 

 

Mas valeu a pena. O trilho segue depois a meia encosta durante um bocado até chegar perto da ponte que liga a Srºa das Neves a Dem. Num piscar de olhos estávamos no café para a 1ª visita Wink

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Depois de reconfortados, seguimos por estrada até Pedrulho e rapidamente estávamos no ponto que me tinha despertado a atenção quando estudava o track. Apesar de os músculos já se estarem a queixar há um bom bocado, o coração ainda não estava nada farto de BTT, por isso, sem abrandar, saí do asfalto e aproveitei a velocidade com que vinha para limpar a primeira rampa em terra.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

" - Vou ganhar o C&C nem que caia daqui abaixo..." Laughing

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Nesse pequeno alto, paramos e contemplamos o que nos esperava SMILEYS_ZEZUS. Deixem-me descrever o que se seguiria:

Começa com uma rampa em paralelo até uma capela, curta mas com uma inclinação píííí píííí .. Depois, da capela sai um estradão. Mais longo, com muito bom piso mas com uma inclinação píííí píííí píííí píííí píííí SMILEYS_EISH. O estradão segue e encontra-se com outro que vem dos lados de Montaria, igualmente de bom piso mas com uma inclinação menos píííí..

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Este desemboca num pequeno planalto, onde tomamos um trilho, feito pelo gado que por ai pastoreia, pelo meio dos tojos que picam como o píííí.. Continuamos a deslocar-nos em direcção à passagem entre o monte da Srª do Minho e o da Pedra Alçada.
É o ponto mais baixo entre os dois picos mas é uma penedia onde não se vislumbram trilhos. Mas ele está lá. É uma calçada "romana". Quase completamente destruída pela água e pela falta de cuidados. E com uma inclinação píííí píííí píííí..

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Segue-se mais um pequeno planalto, onde a calçada quase desaparece entre regos e lamaçais, e para terminar o troço final de calçada também píííí de subir.

Já na passagem, tomamos o trilho que sobe até à Pedra Alçada, e que abandonamos a meio para dar inicio á tão esperada e merecida descida.


Isto em números dá qualquer coisa como 4.2 km, 380 mts de acumulado e 1:20h  Embarrassed SMILEYS_CHONEH

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Como o fizemos? Hehe, como verdadeiros prós do empeno Laughing, com conversa, insultos, quase-tombos, muiiiiiitos minutos de filme, um encontro com motards e uma pequena conversa, um encontro com cavalos e respectiva foto para ganhar o concurso do C&C do ForumBTT, e claro, o indispensável reforço. Laughing

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Mas todo o percurso foi feito dentro de nevoeiro. Impressionante e frustrante. Depois de tantos dias de Sol e de tantas promessas, ainda não foi desta que pudemos espraiar o olhar pela paisagem, lindíssima, que se pode apreciar destes lugares.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 


Hoje, domingo, enquanto escrevo, está um sol tímido mas brilhante. A visibilidade é muito boa. Na sexta esteve também excelente, mas no sábado... Foi como se o dia estivesse fora do alinhamento dos outros, como se á sexta solarenga se seguisse o domingo brilhante e nós, que tanto desejávamos a luz e o calor do sol, tivéssemos ficado presos no meio da Serra, num recanto fora do tempo, onde o clima está de alguma maneira subordinado à vontade daquelas pedras.

 

Clique para Ampliar

Lamento e não lamento a falta de sol. Não era o que esperava, mas poucas vezes o que esperamos é o que acontece. Ainda menos vezes, o que acontece é ainda melhor do que o que esperávamos. De tão raras, são ocasiões preciosas e dei por nós por diversas vezes a fazer um silêncio quase reverente enquanto descíamos aqueles singles assombrados de vez em quando pelas silhuetas fantasmagóricas de um cavalo.

 

Clique para Ampliar


O meu companheiro Neo de vez em quando perguntava se era D. Sebastião que voltava. Eu, se bem que também me tenha passado essa história pela cabeça, sentia-me mais como uma personagem de um qualquer livro fantástico e juro que não me surpreendia nada se na curva seguinte da calçada aparecesse uma qualquer estalagem medieval.

Momentos únicos.

 

Clique para Ampliar


Do início da descida para a frente tudo se passou bem rápido. Entramos na calçada e nos trilhos que descem da Pedra Alçada para a Arga de S.João. Fomos ultrapassados por um tractor, ultrapassamos um rebanho de ovelhas e ultrapassamos o mesmo tractor Laughing, passamos pelos mesmo Motards e fomos "desaguar" no café de Dem.


Uma cervejas pretas e umas sandes de presunto depois ( cada vez melhores SMILEYS_ZEZUS) , atacamos a subida final até à Srª das Neves ( onde fui cobardemente incomodado pelo telefonema de um certo morcão.. 9-4 hehehe SMILEYS_PALHACO1) e dai foi sempre a descer até Venade.
Em bom ritmo passamos por Caminha e Moledo via Mata do Camarido para chegar pouco depois das 4 da tarde a Vila Praia de Âncora.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Um excelente dia. Apesar de não ser o que estava à espera, o tempo sempre enevoado acabou por dar um encanto muito especial ao passeio. Além disso, tudo perfeito. Sem avarias, sem furos.

 

Clique para Ampliar

Como notas negativas, apenas o confirmar da má forma que me aconselha a adiar um pouco mais a "voltinha" de que falei no inicio, e o meu espigão Maverick que voltou a ter o mesmo problema passados apenas 200 kms. Não sei o que pense... Vou falar com a Canyon onde o comprei.
Mas se por um lado, pelo menos o Maverick e provavelmente por ser o mesmo design - o Crank Brothers, seguramente não servem com avarias a este ritmo, por outro lado, acho que já não consigo andar sem ter a possibilidade de baixar o selim.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 


Talvez o design da Specialized ou o novo Kind Shock. Mas começo a desconfiar do design com bloqueio por óleo. Provavelmente vou pelo Specialized ou o Gravitydroper por serem de bloqueio mecânico.

 

 

Bravellir

 

 
Comentários (2)
Gostei
1 Segunda, 02 Março 2009 21:36
Neo
Foi sem duvidas dos melhores dias de btt ja passados. SMILEYS_YEAH SMILEYS_NO1
Vila Praia de Âncora
2 Quarta, 04 Março 2009 14:19
José Alberto Silva
Excelentes fotos, acredito também que tenha sido um excelente passeio.

Venham mais relatos...

Um abraço

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3
O seu nome:
Título:
Comentário:
  A palavra para verificação. Apenas caracteres minúsculos e sem espaços.
Verificação: