Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

• Boas Festas

Sex

Abr

2007

Borliú - V.P.Âncora-V.Mouros-Caminha I [reconhecimentos] Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bravellir
AddThis Social Bookmark Button

1º parte - 06-04-2007

Oi,

Estou neste momento num hotspot da PT Wifi em Cerveira mesmo ao lado da feira e o cheiro de chouriço a assar é intenso, por isso não me vou alongar Mr. Green Mr. Green

O reconhecimento correu muito bem. Os trilhos estão ou pouco mais complicados por causa da chuva do inverno mas nada de especial. Uma zona de eucaliptal foi abatida, pelo que os trilhos debaixo de sombra reduziram-se bastante. Tragam protector solar. Eu ontem fiquei com os joelhos bem vermelhos.
Pior pior, foi que o single de entrada para o rio em Vilar de Mouros, foi destruído pela construção de uma autoestrada. Vou ver se arranjo alternativa, mas não nos livramos de mais um km de asfalto que não estava no esquema Sad Sad

Os papatrilhos foram uma companhia TREMENDA. Bem haja para eles e ainda havemos de voltar a pedalar mais vezes juntos.

e SIM, foi uma sexta feira santíssima SMILEYS_ZEZUS santa felicidade SMILEYS_ZEZUS

apenas algumas fotos, no domingo coloco mais...

2ª parte - 06-04-2007

Como disse a correr na mensagem de sábado de manhã, o trilho está bom, apenas um pouco mais dificil porque a pedra está solta pelas chuvas do inverno, mas perfeitamente acessível. O mato novo cobrou a portagem do costume nas canelas do pessoal :D

Arrancamos do forte em VPA às 8:45 e fizemos a primeira grande subida ( na verdade uma série de subidas menores ) até ao ponto mais alto do percurso.

Encontramos em St.Antão um grupo de Rampinhas que andavam a preparar a Rota das Capelas do dia seguinte.

Dai foi sempre a descer até aos 7 caminhos e a subida ( marafada Shocked ) até à Senhora das Neves. Uma descida mais e estávamos em Dem, no local do reforço.

Duas sandes de presunto, uma cervejinha e um café depois, arrancamos para a parte final do passeio. De longe muito mais fácil. Uns kilometros a rolar pelas cumeadas até á zona mesmo por cima de Vilar de Mouros, onde se desce vertiginosamente até à má noticia do dia. Evil or Very Mad

Toda a zona da descida, que anteriormente era um eucaliptal está agora completamente rapada e muito mais triste e desolada, mas o mais triste, é que o single track que descia até ao rio e o acompanhava até Vilar de Mouros, foi tapado, destruido, alargado, f#%@£§#$% pela construção de uma auto-estrada.

Eu e os Papatrilhos ainda nos aventuramos numa descida tipo escalada por entre a penedia até ao que restava do single depois da obras, mas mesmo ai, a combinação de um alargar do caminho para cortar madeira e a rama deixada por esse corte e pelas enchentes do rio no Inverno, torna o caminho feio e impraticável.

Depois no local poderemos discutir o que fazer, mas do que fui espreitar no sábado, a única solução é descer pela nacional e entrar em Vilar de Mouros por alcatrão. Inglório e triste, e o passeio não merecia ter perdido estes metros de trilho.

Acho extraordinário a população de Vilar de Mouros não fazer nada. Não pelo trilho para o BTT, mas para a população em si. Deixam fechar um trilho que acompanha o rio margem acima. Quase que aposto que se vai transformar numa lixeira. Fizessem a auto-estrada, mas deixassem um tunel de passagem. Um dia destes vão andar aflitos a inventar maneira de "recuperar" a margem ribeirinha como se tem visto por tantas cidades por este pais fora. Enfim..

Em Vilar de Mouros, tempo para apreciar o rio e o antigo moinho e fazer uma paragem de manutenção no café local. Daqui para a frente temos um percurso completamente plano. Uma ligação por trilhos rurais seguida de uma dose de nacional até Caminha.

Clique para Ampliar

Em Caminha, pequena volta pela praça principal e pelas muralhas e entramos no passeio junto ao rio Minho até ao inicio da mata do Camarido. Mata atravessada, estamos em Moledo, seguimos o single junto à praia até V.P.Ancora e ao fim do nosso reconhecimento. Eram 17:00.

E foi o fim da Sexta Feira Santa, mas não do fim de semana Wink

3º parte - 08-04-2007

Hoje de manhã, fui fazer o reconhecimento da parte inicial ( meia dúzia de kmts entre Gelfa e Vila Praia de Ancora ) e descobri um bocadinho de trilho que (quase) compensa o que se perdeu ao chegar a Vilar de Mouros.

Por isso, alterei o inicio do passeio ligeiramente. São apenas dois ou três quilometros mas valem a pena.

Clique para Ampliar

A água hoje parecia um espelho.

O forte do cão. O novo trilho passa por ele.

Vila Praia.

Clique para Ampliar

O ReisNuno e amigos, que fizeram o enduro dos farois devem reconhecer. O cerro lá ao fundo é o farol de montedor.

Depois do reconhecimento do lado da gelfa, ainda fui outra vez até Caminha, Ao passar na mata do Camarido, fiz um novo amigo :D

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3