Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

    Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

    Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

  • Boas Festas

    Quinta, 22 Dezembro 2011 10:50
  • VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

    Terça, 30 Agosto 2011 13:30
  • Eu votava nele Smile

    Quinta, 04 Agosto 2011 09:25
  • Substituição de Rolamentos - Montar

    Quinta, 07 Julho 2011 13:03
  • Passeio na Pasteleira Smile

    Terça, 05 Julho 2011 22:37

Dom

18

Jan

2009

5º Troféu Ori-BTT de Grândola Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bravellir   
AddThis Social Bookmark Button

 

 


O 5º Troféu Ori-BTT de Grândola, com uma etapa em Grândola e outra em Melides, é uma organização conjunta do Clube da Natureza de Alvito e da Câmara Municipal de Grândola, sendo um evento da Taça de Portugal de Orientação em BTT, da Federação Portuguesa de Orientação e, também, do Grândolabike 2009, da Câmara Municipal de Grândola. As duas etapas serão, também, WRE (Wordl Ranking Event) da IOF (International Orienteering Federation).

As provas decorrem na Serra de Grândola e na sua encosta virada ao mar e na charneca de Melides, com muitos caminhos e trilhos apresentando alguns desafios de ordem física pelos declives que algumas das suas vertentes colocam à progressão em bicicleta.

O traçado dos percursos, quanto à sua extensão e quanto ao seu grau de dificuldade técnica e física, é conforme às classes – masculina e feminina e aos escalões etários dos participantes. Quem quer honras de glória concorre nos escalões de competição; quem quer desfrutar do prazer da paisagem, num espírito de descoberta e convívio, opta por viver momentos de deslumbramento, só ou acompanhado, nos OPT (percursos de Orientação para Todos).

Os escalões de Competição são exclusivos para praticantes filiados na F P Orientação (ou em Federações filiadas na IOF). Os participantes não federados podem participar apenas nos percursos de Formação, de Juvenis e OPT.

Bem-vindos, mais uma vez, à Serra de Grândola!


E foi o suficiente. Quando tropecei nesta apresentação as recordações surgiram em catadupa e eu sabia que tinha de lá voltar.

 

Clique para Ampliar


Foi em 2006 que não resisti á tentação e me fiz à estrada para experimentar mais uma maneira de fazer BTT.
Gostei da modalidade e gostei ainda mais de Grândola. Serra, cidade e gentes, de tal maneira que nem mesmo a distancia foi obstáculo a que lá desejasse voltar.

 

Desta vez inscrevi-me nos opt longos fáceis. A minha forma é a normal de um empenado e o objectivo principal era aproveitar o ambiente e a paisagem daquelas paragens.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 


iconoribtt Sábado

A prova começou dentro da Cidade de Grândola. Saímos do pavilhão por um percurso marcado que atravessava os terrenos da escola agrícola e subia por estrada até ao ponto de partida. E subia que não era brincadeira. 4.5 km e 100 metros de desnível... óptimo para o aquecimento. Cheguei à linha de partida a ferver SMILEYS_ROTFL

 

Enquanto tirava as primeiras fotos vi o companheiro que vinha a pedalar à minha frente a cair subitamente para o lado. Temia que tivesse sido do "aquecimento" mas parece que foi uma cortesia do pack de tombos dos pedais de encaixe. Infelizmente na queda os extensores do guiador atingiram-lhe as costelas. Terminou a sua participação ainda antes de começar. Crying or Very Sad

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Fui ficando pela zona de partida a tirar umas fotos e a conversar sobre o meu ferrinho. Ambiente muito descontraído enquanto os minutos se passavam e minha hora chegava.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Finalmente recebi o mapa e, um pouco desabituado, arranquei meio confuso para uma descida vertiginosa até ao triângulo. Já cá em baixo tomei a 1º decisão, e logo uma errada  SMILEYS_EISH. Escolhi o caminho mais curto o que me levou a trepar à mão uma rampa danada. Até a pé aquilo doeu. SMILEYS_ZEZUS Mas serviu de emenda lol, dai para a frente decidi com mais calma.

 

Calma demais hehe.. escolhi um bom caminho para a 2ª baliza mas a meio tinha de atravessar um rio. Dava para atravessar mas molhava o pezinho ou o joelhinho. Tinha outro trilho mais acima que talvez fosse mais fácil. Não era SMILEYS_EISH. Voltei ao primeiro e lá atravessei aquela água bem gelada para o outro lado. Mal eu sabia que ia andar a chafurdar quase todo o caminho restante. Acabei por perder algum tempo com frescuras. Embarrassed Mas detesto andar de pés molhados.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

A caminho da baliza 5 aconteceu uma coisa curiosa, mas vulgar no ori-btt. Ao longo do percurso fui acompanhando um grupo de 4 bttistas que iam a fazer o mesmo percurso. Ás vezes ficavam para trás, outras vezes mais para a frente. Depois da baliza 4, estava eu parado a tirar fotos e eles avançaram e não mais os vi. Mais á frente, estava eu a comer o reforço e a tirar mais umas fotos e aparecem eles de novo vindos de trás. Um pouco antes tinha acontecido exactamente o oposto. A escolha dos trilhos é fundamental.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Até ao fim não aconteceu mais nada de extraordinário. O meu empeno já era grande e entre duas balizas escolhi deliberadamente o caminho mais longo mas que acompanhava uma linha de água. Tinha muita lama mas era mais plano. Embarrassed

 

Clique para Ampliar


Ainda tive tempo de falhar um trilho antes da penúltima baliza e fazer mais um km por causa disso. SMILEYS_CADEIRADA

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Terminei com cerca de 20 km e 660 mts ( não contando com os 4.5 e 100 mts iniciais ) o que é bastante mau se comparado com o percurso óptimo, mas terminei cansado e satisfeito. Como orientação não foi nada de especial, mas como passeio de BTT foi muito bom.

 

 

 

iconoribtt De tarde, dei uma volta por Melides onde iria ter lugar a prova de Domingo. A areia deixou-me apreensivo. Mas por pouco tempo. Um livro e este pôr-do-sol fizeram-me esquecer as preocupações.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

 

iconoribtt Domingo

Desta vez, da chegada até à linha de partida, a distância era menor e a descer Razz . Atrasei-me com as fotos e cheguei em cima da hora. Quase sem ter tempo de olhar para o lado estava em cima da baliza de start.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Mesmo á minha frente outro azar para um concorrente. Marca o chip, dá a primeira pedalada e a corrente parte. Inglório. Um metro depois de o tempo começar a contar, uma avaria mecânica. Acontece. Mas deve dar vontade de partir tudo. SMILEYS_CADEIRADA

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Tal como ontem, voltei a ser afectado por uma certa confusão nos primeiros metros. Tomei a decisão errada. Perdi apenas uns 200 metros até recuperar o sentido correcto, mas tenho de melhorar neste aspecto. Tenho de me localizar e orientar o mapa mais depressa no inicio da prova.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Os trilhos eram quase só areia. Entre pragas lá fui resvalando e patinando. É mil vezes pior que lama. Detesto areia. Felizmente o piso mudou rapidamente e a areia quase desapareceu. Foram só mesmo os primeiros quilómetros.

Entre bandos de aves, pastores que deram uma ajuda e uns vestígios que pereciam arqueológicos, ou talvez não , fui progredindo pelo percurso entre paisagens mais rurais. Muito mais fácil de navegar que na véspera e sem inclinações tão fortes.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Já sensivelmente a meio da prova, o percurso começou a entrar no típico montado da região. Fomos subindo lentamente uma crista de monte. Ao lado conseguia-se adivinhar um vale bem marcado.


Como não podia deixar de ser, o percurso passava a linha de água no fundo desse vale. E começava por duas descidas. A primeira rápida e curta, a segunda, provavelmente a parede com mais inclinação que já fiz. Como o piso era bom, desci o selim e deslizei por lá abaixo até ao vale. Divertido heheh.

E como tudo o que desce, sobe, depois da linha de água foi subir a outra encosta. Estrategicamente aproveitei para comer qualquer coisa a meio. Mr. Green

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Já cá em cima e depois do posto de abastecimento de água, cometi o primeiro dos dois grandes erros do dia. Fiz um zig em vez de um zag Razz. O excesso de confiança faz isto. Ao analisar o mapa tinha percebido que o percurso até ao fim era de bons trilhos e fisicamente menos complicado e facilitei. Um caso típico do "está no papo" SMILEYS_HAMMER . Vergonha, desta vez perdi um bom tempo antes de perceber que estava no sítio errado. Tive de voltar atrás.

 

Ainda antes do fim, outra decisão errada. Hesitei e optei pelo caminho mais lento. Era o mais bonito mas o era o errado.


Não tenho dados deste percurso mas penso não ter sido muito diferente do de Sábado em termos de desvio do percurso óptimo.

 

 

iconoribtt A prova

A prova foi excelente. Em termos de organização e meios, muito boa. Em termos de percursos e locais, excelente. Os mapas perfeitos. As balizas e reforços de água muito bem colocados.

 

Clique para Ampliar

A prova no segundo dia era bastante mais acessível que no primeiro. Embora o cansaço acumulado agradeça, no domingo fiquei com fome de mais Razz


A lama em Grândola e a areia em Melides foram o sal e a pimenta que andar de bike exige. Uma ou duas rampas no primeiro dia e especialmente a PAREDE no segundo ficam também na memória.

 

 

iconoribtt "O Atleta" SMILEYS_ROTFL

Fisicamente pensei que ia ser pior. Mas lá me desenrasquei como pude.
Em termos técnicos também menos mal. Se não fosse aquele buraco mesmo no meio de uma poça não tinha caído nenhuma vez Razz . Não se faz. Passamos três de seguida na poça. Os dois primeiros atravessam sem problemas e eu é que tinha de escolher o sítio que escondia a vala.

 

 

iconoribtt O meu "Ferrinho"

Na linha de partida do primeiro dia ainda foi motivo de conversa. Alguns comentários e perguntas sobre o peso e o ângulo da suspensão.

 

Clique para Ampliar

No terreno portou-se muito bem. Os pisos é que fizeram questão de demonstrar o tão diferente e diversificado é o nosso pais.
Se eu morasse a Sul e pedalasse habitualmente naqueles terrenos de certeza que a minha escolha de pneus seria diferente. Na lama barrenta e escorregadia da Serra de Grândola quer o Nobby Nick á frente quer o Racing Ralph atrás foram uma autêntica fonte de adrenalina. Era entrar a direito a 20 ou 30 km/h numa poça de lama e sair como calhava.

Na areia de Melides também não foram grande ajuda, mas no restante piso, menos húmido e quase sem lama, já estiveram mais à vontade.

 

 

 

iconoribtt Foi um fim-de-semana pleno de variedade. Paisagens novas, terrenos diferentes, caras novas e uma maneira diferente de fazer BTT. Muito refrescante, muito intenso e definitivamente de repetir. Espero desta vez não ter de esperar três anos para lá voltar.


Boas Pedaladas,

Bravellir

 

 
Comentários (1)
IMPEK
1 Sábado, 24 Janeiro 2009 00:00
Manel Soares
Boas Mauricio. Mr. Green
Foi uma prova ***** quando houver outra assim e com essas vistas magnificas trilhos desses sempre a subir para baixo tb alinho tenss de me dar um toque na proxima aventura o empeno vale bem a pena so é pena as quedas mas elas são do oficio sem quedas nao ha perfeiçao e enganos tb mas como é para divertir tamos nessa

ps:estiveste ha altura e esse (ferrinho) nao te dexa ficar mal
abraços : SMILEYS_CHONEH

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3
O seu nome:
Título:
Comentário:
  A palavra para verificação. Apenas caracteres minúsculos e sem espaços.
Verificação: