Untitled Document ....

JoomlaStats Activation

Boas Festas

    Nunca mais é Natal, pois não? :D     Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo são os meus vo...

VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

Passeio a reconhecer o caminho de Santiago pela costa via La Guardia e Baiona.   www...

Eu votava nele Smile

Para grandes problemas, grandes remédios...   www.youtube.com/V-fWN0FmcIU  ...

Substituição de Rolamentos - Montar

Está montada, e não sobraram peças lol A Canyon ES9 de 2007 usa dois tipos de rolamentos. 6 ro...

Passeio na Pasteleira Smile

    Isto está um pouco desorganizado. Nunca cheguei a publicar no Blog a apresentação da Singular ...

  • Boas Festas

    Quinta, 22 Dezembro 2011 10:50
  • VPA-La Guardia-Oia-St. Tecla

    Terça, 30 Agosto 2011 13:30
  • Eu votava nele Smile

    Quinta, 04 Agosto 2011 09:25
  • Substituição de Rolamentos - Montar

    Quinta, 07 Julho 2011 13:03
  • Passeio na Pasteleira Smile

    Terça, 05 Julho 2011 22:37

Ter

28

Set

2010

Samos 2010 2º Dia
Escrito por Bravellir   
AddThis Social Bookmark Button

 

 

Clique para Ampliar

 

Samos, 2010-09-19.



Para o domingo tínhamos um dilema para resolver.. o hotel queria-nos fora dos quartos até ao meio dia o que limitava bastante o tempo para dar mais uma volta. Resolvemos recorrer ao albergue de Samos. É um albergue recente, pequeno mas muito simpático e que graciosamente nos permitiu tomar banho e assim fazer um passeio mais relaxado.


Outro problema era o percurso. O plano inicial do fim de semana era fazer no sábado o Caminho de O Cebreiro até Samos e no domingo fazer um percurso circular saindo de Samos e voltando atrás até Tricastela, fazer a alternativa ao Caminho quase até Sarria e voltar para trás no Caminho de novo até Samos.


Clique para Ampliar

Percurso de Sábado.

 

Tracks:

Percurso de Sábado.

Percurso de Domingo - Parte 1.

Percurso de Domingo - Parte 2.

Mas como fizemos isso tudo no Sábado, e como não conheço mais nada por ali, acabei por desenhar um percurso um pouco á sorte no Google durante o serão de Sábado. Optei pela encosta Sul.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Cedo no domingo arrancamos pela nacional em direcção a Tricastela, para quase imediatamente virarmos para a direita, por uma estrada que subia aos ss pela encosta da serra de Edramo.
Enquanto subíamos pudemos apreciar o efeito que faz o nascer do sol sobre o vale. O fundo onde ainda é noite e a encosta oposta onde o sol já brilha.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Não tarda nada e estávamos já acima dos 800mts e damos com uma placa que anuncia uma área arqueológica. A zona não está muito bem coberta no Google e o melhor que tinha conseguido na véspera foi traçar uma rota a passar no alto de um monte, a descer até uma albufeira e depois de volta a Samos passando por várias aldeias. Estava com receio de ser tudo estrada, pelo que o aparecimento de trilhos de terra foi uma boa surpresa.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

 

Ao longo da crista da serra podemos ver algumas antas e apreciar as paisagens. Mesmo no fim, antes de descer na direcção das aldeias, encontramos as escavações de um antigo castro. O Castro de Formigueros.
De nota foi um pequeno bocado de alcatrão com muita gravilha que desce logo a seguir ao castro e onde o meu conta voltinhas acusou 70 km/h.

 

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Já mais cá em baixo entramos em estreitas estradas rurais, algumas com bom piso outras com erva a crescer no meio do alcatrão. Fomos descendo e serpenteando ao longo de pinhais – sempre com pena de não ter conseguido traçar o caminho pelo meio dos pinhais – até chegar muito perto da albufeira. Por causa da hora e do meu empeno, decidimos começar a voltar para trás.

 

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

Foi daí e mesmo até ao fim do percurso que vadiamos por entre as aldeias. Algumas de apenas meia dúzias de casas, outras já em ruínas. Carros, nem vê-los. Pessoas ainda menos, mesmo dentro das aldeias. Cafés para um reforço eram uma miragem. De repente parecia que estávamos perdidos no meio de lado nenhum. Ainda assim, uma paisagem rural, bucólica e de paz.

 

Clique para Ampliar

Mesmo pontos de água foram difíceis de encontrar, e acabámos por nos socorrer da hospitalidade de uma quinta que nos deixou recarregar na torneira do pátio.

Até que encontramos uma placa que assinala Samos e que nos lembrávamos da viagem de carro de 6ª feira. Daí para a frente sabiamos que estávamos muito perto da estrada nacional.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

 

E ironicamente, foi pouco depois, quase no fim do passeio que encontramos finalmente um café. Não era bem um café, era uma mercearia daquelas muito antigas, com prateleiras de madeira azul bebé e aquele cheiro característico que me lembrou a mercearia do baptista, onde a minha avó me mandava a fazer recados, andava eu ainda na primária. Mas tinha aquarius que soube mesmo bem.


Rapidamente chegamos a Samos, onde tomamos banho no albergue, almoçamos em família e de onde voltamos, lentamente, a Portugal e a casa.

 

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Clique para Ampliar


Foi um passeio de domingo diferente. Com muita estrada, estrada a mais, mas com paisagens novas, diferentes. Sítios que não conhecia, experiências e imagens novas. E para mim, quando saio de bike, basta que os trilhos sejam novos e já vale a pena.


Para a próxima vez, tenho de desenterrar uns tracks para aqueles lados. Sim, porque não há 3 sem 4 …e eu vou lá voltar…

 

Bravellir

 

Video by Mota

 

 

 

Adicione o seu comentário

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_CHONEHSMILEYS_EISHSMILEYS_HAMMERSMILEYS_CLAPSMILEYS_ROTFLSMILEYS_YEAHSMILEYS_ZEZUSSMILEYS_NO1SMILEYS_CADEIRADASMILEYS_SORRYSMILEYS_EXACTOSMILEYS_PALHACOSMILEYS_PALHACO1SMILEYS_PALHACO2SMILEYS_PALHACO3
O seu nome:
Título:
Comentário:
  A palavra para verificação. Apenas caracteres minúsculos e sem espaços.
Verificação: